quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Lido: Yakutuba

Se têm estado atentos, ao ver esta capa verde aqui ao lado já sabem: é mais um conto de Alexandra Pereira e vem antecedido de uma dedicatória a algum ilustre que provavelmente nunca lerá nem conto nem dedicatória.

No caso deste, no entanto, até é possível que leia, pois o alvo da dedicatória reúne duas características que abrem essa possibilidade: é português e está vivo. Chama-se Janita Salomé, e se não sabem de quem se trata não têm grande salvação.

Não descortino é o porquê da dedicatória. Yakutuba, a história, que vem com o subtítulo de A Mulher-Serpente das Duas Vozes, é uma história fantástica, mais ou menos aparentada com o horror mas fundamentalmente mágico-realista, sobre alguns acontecidos razoavelmente trágicos envolvendo uma brasileira, Yakutuba, a personagem. Esta é madame de um prostíbulo de luxo situado num castelo austríaco erguido perto da fronteira italiana, e a história descreve-a, à sua profissão, às suas instalações e a um conjunto de prodígios que um belo dia nestas aconteceram, tudo numa prosa carregada de poesia. Que tem isto a ver com o bom do Janita? Alexandra Pereira lá saberá.

Este é outro conto interessante, a atirar para o bom, pelo menos se lido isoladamente dos demais. É que acontece com este livro algo que por vezes sucede com livros de contos, mas disso falarei quando chegar o momento de falar do livro como um todo. Ainda deve demorar.

Contos anteriores deste livro:

1 comentário:

  1. ó amigo... ilustre não é a minha concepção.... ou foram inspirações ou foram meus professores em cursos de escrita (como o agualusa ou o joão louro, ou o gianluca...)... quero lá saber que leiam. ahah

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.