quarta-feira, 14 de março de 2018

Ontem caiu-me o queixo

Ao contrário do que provavelmente pensarão, o que me fez passar a fazer com alguma regularidade buscas pelo meu nome no Google não foi a mera vaidade, foram principalmente os piratas. Não só os do tipo de que falo no post lincado acima, que nem são muito comuns, mas os que tratam de pegar em livros, físicos ou não, e de os distribuir de forma mais ou menos grátis ("mais ou menos" porque há alguns chicos-espertos que deixam grátis os livros propriamente ditos, mas cobram pelo acesso às bibliotecas de obras pirateadas). Depois de ter tido alguns contactos com essa fauna passei a querer mantê-los debaixo de olho para ver o que andam a fazer com as minhas coisas. E para isso, o método mais eficaz é procurar-me no google.

E ontem encontrei coisas minhas pirateadas, como encontro sempre, tanto originais como traduções, mas houve uma que me fez cair o queixo.

Num site, que obviamente não divulgo, encontrei isto:


Esta imagem é uma parte de uma impressão de écran de um sítio que tem o meu livrinho quase premiado de FC, Sally, pirateado e disponível em PDF, epub e noutros formatos. Tudo muito organizadinho, com a ficha completa do livro e tal e coiso. Só falta a capa (ó: é esta aqui em baixo). E eu, francamente, tive uma daquelas reações à desenhos animados: olhei para isto, pensei cá com os meus botões, algo indiferentemente, "pois, mais um", mas depois olhei melhor, sacudi a cabeça, e olhei mesmo com atenção para aqueles números. E pumba, queixo no chão.

Não me refiro à média das avaliações: é boazinha e isso é agradável, mas não é nada que me espante muito, tendo em conta as reações que o livrinho teve. O que me espanta mesmo é o número de votos.

O Sally ter sido votado quase quatro mil e quatrocentas vezes, só naquele site, deixa-me estupefacto. Será possível que isso queira dizer que houve quatro mil e quatrocentos leitores que leram o livro?! Ou melhor, que houve mais que quatro mil e quatrocentos leitores a lerem o livro, visto não ser muito crível que cada leitor se tenha dado ao trabalho de ir lá clicar nas estrelinhas depois de ler?! E eu ainda com exemplares encalhados em casa?!

Isto foi ontem, mas ainda não me refiz desta. E suspeito que vou levar alguns dias a tentar perceber o que se passa aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.