segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Lido: Palha, Carvão e Feijão

Embora alguns dos contos dos Irmãos Grimm sejam bastante elaborados, Palha, Carvão e Feijão está bem longe disso, não passando de um sumário continho de pouco mais de uma página sobre as desventuras de uma palha, um carvão e um feijão (obviamente) que se salvam quase milagrosamente da cozinha de uma velha e decidem partir juntos pelo mundo. E digamos que não vão longe.

O mais interessante nesta história, mais do que a antropomorfização típica das fábulas, talvez seja o seu caráter de lenda de origem, pois se explica através dele uma certa característica dos grãos de feijão. Mas o interesse é escasso, no que toca à história em si. Mais interessantes, ou pelo menos mais curiosas, são as ligações com histórias das mais variadas origens que os Grimm estabelecem na nota que acompanha o conto, que levam a supor que estamos perante uma variante teutónica de uma história antiquíssima e proveniente de paragens longínquas.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.