quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Lido: Brinca Comigo!

Brinca Comigo! (bibliografia) é um conto de ficção científica de João Barreiros que... hum... que eu já tinha lido e comentado aqui na Lâmpada. Mais especificamente, foi há quatro anos e está aqui.

Relido agora, o conto não parece tão fraco como pareceu nessa altura. Sim, mantém todos os defeitos, sim continua a ser derivativo de outras e melhores histórias do próprio Barreiros e sim, há demasiadas gralhas, há uma necessidade demasiado gritante de edição profissional, de alguém capaz de dizer ao autor "isto aqui é tolice, isto aqui podia estar mais bem resolvido, isto aqui não te faz justiça enquanto escritor", e por aí fora, mas não me pareceu agora tão mau como em 2012.

Não comparei as duas edições (e já não me lembro o suficiente da que li primeiro) para saber se há alguma mudança significativa entre uma e outra que pudesse explicar em parte a diferença de opinião. Mas o mais certo é ela dever-se ao conto agora não me ter chocado.

Nessa altura, ao deparar com uma história tantos furos abaixo do que é habitual em João Barreiros, a opinião que dela formei parece ter sido influenciada pelo desagrado da surpresa. Agora, à segunda leitura, essa surpresa já não existe, já sabia o que aí vinha e apercebo-me de que, embora a história continue a ser o pior conto que Barreiros escreveu depois de ganhar segurança enquanto autor, não é tão má como isso. É apenas fraca. Barreiros tem muito melhor. Muito melhor. Mas a verdade é que há por aí muito escritor que nem a este nível consegue chegar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.