sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Lido: O Homem da Tenda

O Homem da Tenda é um conto muito curto (não chega a três páginas) do islandês Hannes Pétursson sobre um homem, jornaleiro, que lê numa tenda enquanto lá fora passam as camionetas da carreira. E é isso. O homem está na tenda e lê, e o escritor descreve isso e mais umas coisas.

Oh, eu percebo que a ideia é fazer o contraste entre as viagens exteriores personificadas pelas camionetas, que o protagonista não faz porque não pode, e as interiores personificadas pelos livros, servindo estas, com vantagem, como substitutas daquelas. Mas essa ideia, por mais simpática que seja, está de tal forma batida que é preciso mais para me despertar algum interesse. E neste conto não há nada mais. É só isto. Uma descrição em três pinceladas da paisagem islandesa e um tipo a ler dentro de uma de várias tendas brancas.

De modo que a coisa mais positiva que posso dizer deste conto é que é muito curto.

Contos anteriores desta publicação:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.