terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Lido: Pierre-Auguste Renoir, Meu Pai

Pierre-Auguste Renoir, Meu Pai é um livro sobre a vida (principalmente) e a obra (bastante menos) do pintor conhecido apenas como Renoir, escrito pelo filho, Jean Renoir, conhecido por mérito próprio como cineasta e que aqui demonstra também um talento considerável para escrever.

Como já escrevi algures mais para trás, não sou grande fã de biografias. Li algumas, mas o panegírico do grande homem (ou o ataque às suas falhas de caráter no caso de muitas das não autorizadas) a que elas tendem a resumir-se, enche-me de tédio. Por isso, depressa perdi o interesse pelo género, dedicando-me a outras leituras. Talvez tenha simplesmente calhado deparar inicialmente com algumas biografias más; bem sabemos que os primeiros contactos com um género formam, e muitas vezes deformam, a opinião que mais tarde teremos sobre ele. Talvez. Afinal, agora que passados muitos anos voltei a ler uma biografia gostei muito dela.

Por outro lado, talvez não. É que esta é uma biografia muito especial, um livro escrito por um filho sobre o seu pai. Interessa-se, portanto, menos pelo homem público do que pelo homem íntimo, aquele que nem os amigos especiais conhecem, só a família. Descreve-lhe a vida, as realizações, os sucessos, as deambulações e as frustrações, mas sem nunca perder a âncora do núcleo familiar. E é um ato de amor, puro e simples. O amor do filho pelo pai extravasa de cada linha, mesmo (ou sobretudo) quando se refere aos seus defeitos, às ideias ou atitudes com que talvez nem concorde. E além disso, não só Renoir foi uma pessoa interessante, como o livro está bastante bem escrito.

Vem na capa deste livro a seguinte citação do Sunday Times: «Tão delicioso quanto brilhante — uma obra-prima.» Eu olho sempre para estas citações com uma saudável dose de desconfiança: são escolhidas a dedo, por vezes inventadas, com a expressa intenção de vender mais livros. No entanto, desta vez concordo. Embora tenha de reconhecer que é possível que isso se deva em parte mais a mim do que ao livro propriamente dito, pois a relação pai-filho me toca num ponto sensível, a verdade é que achei mesmo o livro delicioso e brilhante.

Esta foi uma das maiores surpresas das minhas leituras no ano que passou.

E não posso dizer como este livro me veio parar às mãos: pura e simplesmente não me lembro, embora tenha a vaga ideia de o ter ganho num concurso.

1 comentário:

  1. Excelente livro sobre Pierre Auguste Renoir .Além de trazer detalhes sobre a vida dos seus amigos Manet, Monet, Cezane, Degas!

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.