sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Vajra Chandrasekera

Vajra Chandrasekera é outro autor (cingalês) presente nesta antologia com dois contos

Pockets Full of Stones é um conto de ficção científica dura cuja protagonista é uma jovem colocada num posto quase solitário em Makemake (um dos planetas anões recentemente descobertos, para quem não sabe), numa estação de retransmissão das mensagens de e para uma nave interstelar, cheia de colonos a caminho, a velocidades relativísticas, de algum planeta que não chega a ser identificado. Na nave, segue um avô da protagonista, e são as mensagens pessoais que lhe envia, ao arrepio das regras, que vão levar ao desenlace do conto. É que a nave em que o avô segue capta uma mensagem extraterrestre, de que é difícil falar sem revelar informações importantes para o enredo. Digamos apenas que é mais do que uma simples mensagem; inclui código. Código extraordinariamente avançado. O conto é bastante interessante.

The Jackal's Wedding é uma história bastante mais estranha, de uma fantasia tingida de horror, sobre uma família de chacais (serão mesmo chacais?) presa num bosque mágico rodeado por uma barreira de espinhos. Parece haver muito de simbólico nesta história. Sob o conto de fadas, que não é propriamente um conto de fadas porque não acaba tudo bem e cor-de-rosa, parece haver ideias fortemente sentidas sobre incesto, sujeição e libertação femininas, relações abusivas, por aí fora. Atrás dos chacais parecem estar criaturas muito humanas, mas a verdade é que nada é realmente claro e eu posso perfeitamente estar a ver fantasmas onde nada existe. Seja como for, este é mais um conto interessante, ainda que não tenha gostado tanto dele como do primeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.