segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Lido: 2014 Campbellian Anthology - A. T. Greenblatt

A. T. Greenblatt é mais uma autora presente nesta antologia com dois textos.

Tell Them of the Sky é um bom conto de uma espécie de híbrido de ficção científica com outras coisas, que faz lembrar os ambientes criados por China Miéville. Passa-se num mundo, ou pelo menos numa cidade, sufocados em cinza e smog, na qual, apesar de ninguém conseguir ver o céu, um velho artesão fabrica brinquedos de animais e aparelhos voadores. Um belo dia, este artesão recebe a visita de uma miúda que tem um sonho que ainda nem sabe que tem, e por isso se deixa enfeitiçar pelos brinquedos que o artesão vende e também pela ideia que eles levam consigo: a ideia do voo. O conto acompanha, em breves episódios, a relação que se vai desenvolvendo entre os dois ao longo dos anos, à medida que o artesão envelhece e a miúda se faz rapariga e esta se torna mulher, e depois desemboca no inevitável voo. Tudo bastante bem feito, com ritmo, interesse e bom tratamento do texto.

Letters from Within é um divertido continho epistolar que remete para as velhas histórias de donzelas, dragões e cavaleiros andantes. Trata-se de uma carta que o cavaleiro andante escreve à donzela sua amada, que tentara salvar, depois de ser devorado inteiro pelo dragão que supostamente iria matar. Uma desconstrução bem-humorada dos velhos clichés deste tipo de história, provando, como se preciso fosse, que os clichés podem ser uma matéria-prima literária como outra qualquer.

Greenblatt também está aprovada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.