domingo, 16 de agosto de 2015

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Robin Wyatt Dunn

Robin Wyatt Dunn é mais um autor presente na antologia com dois contos.

L. A. Actors é um estranho conto distópico que acompanha a queda dos EUA (do mundo?) no caos através de breves apontamentos poéticos sobre a vida de atores numa Los Angeles futura, encerrados na sua bolha artística mas incapazes de se isolar por completo do mundo que os rodeia. Bastante bem escrito, o conto constitui uma interessante proeza técnica, mas falta-lhe qualquer coisa para se tornar memorável. Ser mais desenvolvido, talvez, pois o conto é bastante curto; quem o lê mal tem tempo para ficar a conhecer vagamente as personagens e não o tem de todo para se preocupar com o que lhes possa acontecer.

Inside the Crown é um conto ainda mais estranho, situado algures num limbo entre a ficção científica, a fantasia e o horror, sobre um viajante interdimensional que procura uma arma que estará dentro da coroa a que o título faz referência, na companhia do cadáver reanimado do pai. Bem escrito, sim, mas tão absolutamente bizarro que se acaba a leitura e se fica sem saber bem o que pensar. Até a própria história termina como que não terminando.

Dunn tem interesse, mas há qualquer coisa na sua prosa que não me convence, e não me refiro à estranheza. Essa é propositada e, julgo, bem conseguida. Boa parte do problema, suspeito, reside nas personagens, que pouco passam de esboços traçados a linhas rápidas e pouco sólidas, sem que se compreenda bem aquilo que as faz mexer. Talvez por excesso de brevidade, talvez por ele não achar que boas personagens são importantes para as histórias que quer contar. Mas se calhar até são.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.