segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Haris A. Durrani

Haris A. Durrani é mais um autor presente nesta antologia com um único texto, no caso dele uma noveleta. Intitula-se

Tethered. Trata-se de uma ficção científica orbital bastante interessante, passada num futuro em que a multuplicação de colisões entre satélites e destroços em órbita atingiu um nível tal que tornou impraticáveis certas órbitas em volta do planeta. Os protagonistas são um casal de catadores de lixo espacial, profissionais independentes, que recebem e aceitam, algo a contragosto, um contrato para recuperar um satélite específico. E claro que as coisas não correm com a lisura que seria desejável. É que não é por estarmos num futuro ainda algo distante que a geopolítica desaparece.

Uma ficção científica hard bem escrita, bem concebida e bem executada, intercalada por informação verdadeira sobre as várias facetas do problema muito real do lixo espacial com que mais tarde ou mais cedo será necessário lidar. É uma reflexão razoavelmente profunda sobre esse problema específico, ainda que evite debruçar-se muito sobre mais alguma coisa. E também é uma história de sobrevivência em órbita, à semelhança do filme Gravity. E uma história de amor, com personagens bem construídas e credíveis. Em suma: uma boa história.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.