sábado, 23 de maio de 2015

Lido: Electrodependência

Electrodependência (bibliografia) é um conto de Ana C. Nunes que força um bocado a capacidade de suspensão de descrença do leitor, visto que a ideia básica tem a ver com pessoas viciadas em choques elétricos (ou em certo tipo de choques elétricos) e outras pessoas, os "electrokinéticos", com uma capacidade especial para manipular mentalmente a eletricidade, que as leva a tornarem-se valiosos... como escravos. E claro que, como consequência, os electrokinéticos (porquê o k?!) que não queiram acabar escravizados têm de mergulhar na clandestinidade. Essa parte não exige suspensão rigorosamente nenhuma da descrença.

No entanto, se a descrença for suspensa a contento, o leitor acaba por ser presenteado com um bom e movimentado conto, protagonizado por um telekinético clandestino, que ganha a vida a traficar eletrodrunfos (a Ana não lhes dá este nome, mas podia perfeitamente ter dado) junto da dissoluta nobreza da capital e de súbito se vê descoberto, não só como traficante, mas como telekinético. Segue-se a fuga e uma série de peripécias, bem construídas (à parte, talvez, um infodump demasiado longo que interrompe a ação durante demasiado tempo) e bem escritas, culminando num final francamente bem conseguido.

Gostei.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.