quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Lido: The Vanishing Life and Films of Emmanuel Escobada

The Vanishing Life and Films of Emmanuel Escobada é um curiosíssimo conto surrealista de autor anónimo (e desta feita é mesmo anónimo; o autor ainda não foi revelado, embora se tenha especulado com a possibilidade de ser o polaco Mark Z. Danielewski) que, em forma de tese, procura resgatar a vida e filmografia de um cineasta brasileiro que vai lentamente desaparecendo da realidade. O conto/tese é basicamente uma lista anotada de obras de que já só restam vagas referências em publicações obscuras e de acontecimentos biográficos que são já apenas sugeridos por passagens e testemunhos que o que quer que anda a percorrer os interstícios do universo a apagar Emmanuel Escobada ainda não teve tempo ou oportunidade para fazer desaparecer.

Não costumo gostar muito destes textos pseudofactuais, embora eles constituam um verdadeiro subgénero, com alguns contos de Borges como expoentes máximos e um razoavelmente extenso conjunto de fãs e cultores, mas a verdade é que este é excecional. A ideia, absolutamente brilhante, quase só poderia ser desenvolvida desta forma, e o facto de surgir publicada numa publicação em que os nomes dos autores não são revelados até mais tarde (ou, como no caso deste conto, nunca) acrescenta uma camada extra de ironia que só refina mais a experiência. Não há volta a dar-lhe: isto é realmente muito bom.

Contos anteriores desta publicação:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.