domingo, 18 de maio de 2014

Lido: A Queda de Santa-Maria

A Queda de Santa-Maria é um conto curto de José Eduardo Agualusa que parte de uma notícia insólita de um jornal angolano de 1882. O conto, esse, movido a imaginação e humor, é ainda mais insólito. Um desgraçado escriturário vai andando a pé pelo mato nos arredores de uma terra chamada Pungo Andongo quando de repente a terra o engole e se vê mergulhado num buraco cheio de aranhas e formigas nauseabundas. Aí sobrevive durante meses até que alguém o descobre e o salva. Mas o que acontece em seguida é completamente inesperado. Para todos os envolvidos.

Trata-se de um conto com forte pegada fantástica, mas principalmente muito divertido, sobre azares, incompreensões, medos e superstições. O que acontece ao bom do escriturário não lembra ao diabo. Mas lembrou a Agualusa, que além do mais escreve bem que se farta. Muito bom.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.