terça-feira, 29 de abril de 2014

Lido: A Condição Masculina

A Condição Masculina (bibliografia) é um conto muito fraquinho (embora seja de dar sempre o desconto Saló ao que parece mau) de A. E. Van Vogt sobre psicologia, personalidades sexuais masculinas e femininas e violação. O cenário é um futuro aparentemente não muito longínquo mas irreconhecível, pois a Terra foi entretanto contactada por uns extraterrestres que só são visíveis para as mulheres e que removeram quimicamente a ira do arsenal de emoções humanas. Nesse futuro, um cientista, movido mais pela concupiscência do que propriamente por qualquer espécie de curiosidade científica, decide tentar fazer uma experiência (em si próprio) para estudar a personalidade do violador, espécie extinta desde que os tais ETs surgiram na Terra.

Embora se perceba que Van Vogt pretende principalmente escrever uma sátira, ele demonstra uma tamanha ausência de compreensão do que está realmente por trás da violação (dica: tem muitíssimo mais a ver com o poder do que com qualquer espécie de ira) e até do que existe de fundamentalmente feminino ou masculino nas pessoas quando é removida ou profundamente alterada a camada condicionada pela sociedade, que o resultado é um falhanço quase completo.

Conto anterior deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.