sexta-feira, 26 de julho de 2013

Lido: Heróis Relutantes

Heróis Relutantes (bibliografia) é uma noveleta de Frank M. Robinson sobre a Lua, que no entanto não é sobre a Lua. O ambiente é uma base lunar, pequena, no início da colonização do nosso satélite, habitada por um punhado (ou até menos) de homens. Devido ao preço elevado das viagens entre a Terra e a Lua, os homens são revezados só uma vez a cada ano e meio, mas há sempre um que fica para trás a fim de ambientar os recém-chegados, a fim de lhes transmitir a experiência adquirida durante ano e meio de respostas aos desafios da vida lunar. E durante esse tempo, deixam tudo para trás. Amigos, família, mulheres e namoradas, um mundo inteiro.

O protagonista da história é um destes homens, no fim de uma permanência de três anos na Lua. Um homem especial porque particularmente adequado à função, e que por isso recebe do controlo de missão a proposta de prolongar a sua estadia durante mais ano e meio. Mas ele está farto. Tem saudades de casa, tem saudades de uma namorada que deixou na Terra, já não aguenta mais o confinamento tosco da base e não ter nada para fazer a não ser as reparações que se façam necessárias e manter os colegas vivos. E é sobre esse conflito que a história versa: o conflito entre as pressões para a permanência e a urgência do regresso, o dever e o gosto de viver. Não é um conto sobre a Lua; é um conto sobre os seus primeiros habitantes e os desafios psicológicos que eles têm de vencer. Um conto melancólico, cheio de humanidade. E, também por isso, é um conto muito bom.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.