segunda-feira, 1 de abril de 2013

Lido: Titanium Mike Saves the Day

Titanium Mike Saves the Day, de David D. Levine, é um conto de ficção científica bastante interessante. Contado de trás para a frente, do futuro mais longínquo para o mais próximo, revela uma série de historietas passadas ao longo de cerca de 120 anos, que têm como ponto de ligação serem de alguma forma protagonizadas por um tal Titanium Mike, fabuloso explorador do espaço. Nenhuma das façanhas deste legendário Titanium Mike é minimamente credível, e no entanto o mero ato de contá-las contribui para que as perigosas situações em que as demais personagens se veem envolvidas tenham uma solução feliz.

Para lá do detalhe estrutural de fazer avançar o conto do futuro para o passado, aproximando-o cada vez mais do presente, o que esta história tem de mais interessante é ser uma história sobre histórias. Ou melhor: sobre o poder das histórias. Sobre a capacidade inspiradora que elas possuem e que lhes confere um tremenda influência sobre a realidade, chegando mesmo, tantas vezes, a dar-lhes o poder de determinar o futuro. Porque trazem em si uma verdade mais profunda do que a simples verdade, talvez; pelo menos é essa a habitual explicação poética para o facto. Mas talvez seja mais acertado dizer que isso acontece porque nós, os humanos sapientes que tanto gostamos de as contar uns aos outros, evoluímos para lhes prestarmos atenção, pois tempos houve em que as histórias que contávamos uns aos outros à volta da fogueira ou abrigados numa caverna eram a única forma que tínhamos de transmitir informações e cultura.

Sim. Gostei bastante deste conto.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.