domingo, 7 de abril de 2013

Lido: Excerto de The Yiddish Policemen's Union

The Yiddish Policemen's Union é um romance de Michael Chabon, de que aparece um excerto no livro em que o encontrei por ter vencido o prémio Nébula em 2007. Trata-se de um romance em que os géneros se mesclam. É um romance policial ambientado num presente de história alternativa, em que a localidade de Sitka, no Alasca, é uma grande metrópole judaica. O excerto, que compreende os dois primeiros capítulos do romance, não permite saber muito mais do que isso relativamente à ambientação ucrónica. Mas, como é de regra nos romances policiais, mostra-nos um homicídio e os polícias que começam a investigação.

A ideia da publicação deste tipo de excerto é fazer nascer o apetite para a leitura do romance. Comigo não resultou por inteiro. É certo que gostei da prosa de Chabon, é certo que a achei rica e com qualidade e que o início da história me pareceu solidamente concebido, mas a verdade é que não me prendeu. Não me deixou em pulgas para ler o que se segue, mesmo tendo-me parecido que provavelmente gostaria do romance. Não é um início bombástico. O que, bem entendido, não diz praticamente nada sobre o romance; não é possível avaliar um romance por um excerto de doze páginas.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.