quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Lido: Exercícios de Vocabulário

Exercícios de Vocabulário (bib.) é um muito divertido conto curto de Bruce Holland Rogers. Ou, por outra, é um conjunto de quatro exercícios de vocabulário, em cada um dos quais é sugerida ao leitor uma frase com uma palavra em falta, acompanhada de quatro possibilidades de resposta, quatro palavras. Umas tornam a frase insólita, outras nem por isso. Após a resposta múltipla, segue-se uma historinha. A palavra deverá ser escolhida por forma a que a frase se relacione com a história, bem entendido. E no fim de cada história, é-nos dita qual a resposta certa.

Com humor e ironia a rodos, Rogers procura, e geralmente consegue, trocar as voltas a quem o lê, fazendo com que as respostas escolhidas à partida nunca sejam aquelas que de facto são corretas, recorrendo para isso a uma série de truques. Escrever tem, muitas vezes, tudo a ver com a prestidigitação, e é precisamente isso que Rogers faz neste texto: prestidigitação literária, truques de pena e cognição. E fá-los muitíssimo bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.