domingo, 1 de agosto de 2010

Lido: O Pipo de «Amontillado»

O Pipo de «Amontillado» (bib.) é um conto curto de Edgar Allan Poe que conta uma horrorífica história de vingança. Ambientado algures em Itália, entre cavalheiros de alta sociedade (é uma coisa que me irrita bastante, esta das histórias desta época terem quase sempre como principais protagonistas, quando não únicos, damas e cavalheiros da mais fina estirpe), descreve a vingança que o narrador faz cair sobre um "amigo" que o terá insultado. Começa por atrai-lo à sua adega, sob pretexto de lhe dar a provar um vinho que lhe teria sido vendido como amontillado mas que lhe levantava dúvidas, e depois... bem... vinga-se. Horrorificamente.

Outra história em releitura, esta. Mas, ao contrário de várias das outras, desta lembrava-me, ainda que não com inteira nitidez. Sinal de que terei gostado mais dela logo quando a li pela primeira vez, provavelmente. Pelo menos agora, e descontando a irritação de que falo acima, gostei bastante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.